quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Escravidão no Brasil



 A escravidão no Brasil iniciou-se com a produção de açúcar no século XVI. Os portugueses traziam para o Brasil negros africanos para fazerem mão de obra escrava nos engenhos de açúcar. Vendiam os negros no mercado como se fossem mercadorias. Os escravos chegavam ao Brasil através dos navios negreiros, até o século XIX. Nas fazendas de açúcar e minas de ouro, os escravos eram tratados como lixo e trabalhavam muito, dormiam nas senzalas, sem o menor conforto possível. Não podiam praticar suas religiões, rituais e nem festas de seus costumes. Tinham que seguir a religião católica e adotar a língua portuguesa na comunicação.

 Mesmo assim, não deixavam sua cultura para trás, realizando os seus rituais religiosos escondidos, e com o tempo descobriram um tipo de luta: A capoeira.
 Não eram somente os homens que sofriam, as mulheres também, pois tinham que fazem todos os trabalhos domésticos. Os escravos com o tempo conseguiram comprar sua liberdade, após adquirirem a carta de Alforria.

 Os negros também reagiram à escravidão, buscando por uma vida melhor. As revoltas eram comuns, os escravos fugiam e formavam quilombos que foram um local de refúgio dos escravos brasileiros, africanos e afros descendentes. O mais famoso na História do Brasil foi o de Palmares.



Feito por : Vitória Márcia e Ana Carolina.
Revisado por : Louise Eduarda, Marcela Anne e Jordana Passos, Gabriela Paula e Hellen Romão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário